Saiba o que é e como adotar as regras de uma Direção Defensiva. Seja responsável pela sua vida e pela vida dos outros no trânsito.

Direção Defensiva

Quando você tem uma Carteira de Habilitação passa ser responsável pela sua vida e pela vida dos outros no trânsito. Dessa forma a Direção Defensiva se mostra a forma mais prudente de conduzir o seu veículo. Dirigir de forma defensiva significa que você guiará o seu carro de forma a evitar acidentes independente da forma irresponsável como outros motoristas dirigem ou mesmo em condições adversas.

A Direção Defensiva possui um conjunto de regras que visam evitar acidentes que são causados por uma direção sem cuidados. Uma das principais regras dessa forma de direção é a de não usar farol alto em veículos que estejam no sentido contrário isso por que pode tirar a visão do outro motorista e causar um acidente.

Inúmeros acidentes de trânsito são causados pelo uso indiscriminado do farol alto. Outra regra bem importante da Direção Defensiva diz respeito a parada no acostamento para emergência mecânicas. Para evitar problemas é importante sinalizar de forma clara o que está acontecendo através do uso do triângulo e também através da utilização de luzes de advertência.

Outro ponto importante dessa forma segura de condução diz respeito ao uso da buzina, não é prudente buzinar de forma frenética e longa. Para advertir pedestres da passagem do carro ou mesmo outros veículos dê um leve toque na buzina apenas. Com a visibilidade ruim dos dias de chuva é indicado que os motoristas trafeguem com farol baixo e também com a velocidade reduzida.

Outras pequenas atitudes praticadas pelo motorista defensivo como para virar a esquerda se posicionar a esquerda da rodovia e utilizar a sinalização podem evitar muitas batidas e demais acidentes. Ficar de olho no velocímetro também é importante tanto para evitar excessos como para evitar multas.

A Direção Defensiva também apregoa que não se deve ter distrações como a paisagem fora da janela do carro, o rádio, celular ou qualquer coisa que tire a atenção exclusiva do trânsito. Também é necessário observar e respeitar a sinalização de trânsito assim como manter uma distância adequada dos demais motoristas.

O temperamento também é uma questão importante para a Direção Defensiva, pois manter-se calmo e prudente mesmo preso no engarrafamento é muito importante. Sempre considere os riscos em qualquer atitude que for ter no trânsito, lembre-se de que você é responsável pela sua vida e também pela vida de outras pessoas.

Consulta Multa

Informações, artigos e dicas sobre consultar multas online!
Todos os direitos reservados, é vedada a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.