Saiba como renovar sua CNH, ou seja, sua Carteira de Habilitação.

Como Renovar CNH

Manter a Carteira Nacional de Habilitação em dia é muito importante para evitar eventuais problemas. Saiba agora como renovar CNH e não circule por aí fora da lei. A primeira coisa a se fazer é procurar um Posto de Atendimento do Detran na sua cidade ou então um Posto Poupa-Tempo, mas atenção que é necessário ter domicílio na cidade em que a CNH está registrada.

Para aqueles que se mudaram para outra cidade e ainda não alteraram esse status na habilitação é necessário solicitar que seja feita a transferência. Um dos documentos exigidos para a renovar CNH é o comprovante de residência dessa forma não é possível ter o comprovante de uma cidade e ter registrado na habilitação outra.

Outro ponto importante de esclarecer sobre a renovação é que os motoristas que tem carteira anterior a 21 de novembro de 1999 precisarão refazer os cursos de Direção Defensiva e também o de Primeiros Socorros.

Também é necessário ser aprovado no exame médico que tem custo, verifique antes. Em relação ao tempo de validade da CNH vale ressaltar que para pessoas da faixa etária de 18 a 65 anos a renovação é feita de 5 em 5 anos e para as pessoas que estão acima dos 65 anos é necessário renovar de 3 em 3 anos.

Os documentos necessários para renovar a sua CNH são:

  • 1 foto 3x4 recente e com fundo branco (atenção que para alguns Detrans não é necessário);
  • CPF e RG originais;
  • Carteira Nacional de Habilitação também original;
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone dentre outras com o seu endereço atual);
  • Formulário do Renach (planilha com resultado dos exames médicos);
  • Resultado positivo da prova de Direção Defensiva e Primeiros Socorros (para as pessoas cuja carteira de motorista foi tirada antes de 21/11/99).

Não esqueça de efetuar o pagamento da taxa de emissão e levar o comprovante.

Consulta Multa

Informações, artigos e dicas sobre consultar multas online!
Todos os direitos reservados, é vedada a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.