Saiba quais são as Categorias de Habilitação para cada tipo de veículo.

Categorias de Habilitação

O Código de Trânsito Brasileiro prevê algumas regras para que os motoristas sejam mais bem preparados para conduzir os veículos. Um dos pontos mais importantes é aquele que diz respeito as categorias de Habilitação que permitem uma preparação específica para cada tipo de veículo.

Conheça um pouco melhor as categorias de Habilitação que o DETRAN oferece e encontre aquela em que os seus planos se encaixam melhor.

Categoria A – Essa primeira categoria permite ao motorista guiar veículos motorizados, motocicletas e também triciclos.

Categoria B – Trata-se de um motorista conhecido como amador por que pode guiar veículos maiores com mais passageiros, mas não como os motoristas de ônibus, por exemplo. Nessa categoria o motorista tem permissão para guiar veículos de lotação de até 8 passageiros (sem contar o motorista) e cujo peso não esteja acima de 3,500 kg.

Categoria C – Esta é a categoria para os motoristas que pretendem guiar veículos de carga cujo peso ultrapasse os 3,500 kg, ou seja, caminhões. Para entrar nessa categoria é necessário ter pelo menos um ano de experiência na Categoria B.

Categoria D – Categoria destinada para quem deseja conduzir veículos de transporte com mais de 8 passageiros (sem contar o motorista), motoristas de ônibus e vans. Para conseguir a Habilitação nessa categoria é necessário ter pelo menos 2 anos na categoria B ou então 1 ano na categoria C.

Categoria E – Os motoristas com a Habilitação na categoria E estão habilitados para conduzir veículos articulados como trailers, reboques, semirreboques e ainda as chamadas unidades de tração de carga separada. O peso bruto desses veículos podem chegar a 6.000 kg. A Habilitação E também pode ser utilizada pelos motoristas de conduções com mais de 8 passageiros.

Para poder tirar essa categoria de Habilitação é necessário que o motorista possua pelo menos um ano de experiência na Categoria C.

Algumas considerações:

Para poder solicitar a incursão das categorias C, D e E o motorista em questão não pode ter cometido infrações consideradas Gravíssimas ou Graves e nem mesmo ser reincidente nas infrações Médias no período do ano anterior ao pedido.

Além disso, quem desejar ter a Habilitação nas categorias D e E para atuar no transporte de passageiros, seja escolares ou de emergência ou mesmo para conduzir produtos perigosos devem ter mais de 21 anos e também obter a sua aprovação em curso especializado.

Consulta Multa

Informações, artigos e dicas sobre consultar multas online!
Todos os direitos reservados, é vedada a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.