Saiba como tirar sua Carteira Internacional de Habilitação.

Carteira Internacional de Habilitação

Os documentos de identificação são diferentes de um país para outro, pois as regras são diferenciadas em cada lugar do mundo. Para evitar problemas no que diz respeito a autorização para guiar veículos em outros países foi desenvolvida a Carteira Internacional de Habilitação.

Esse documento, que permite guiar veículos em outros países de forma autorizada, foi aprovado nas Convenções Internacionais de 1926 e 1968 pelos países que delas participaram. Na Interamericana de 1943 outros países aderiram ao que fora decidido nas Convenções, os Estados Unidos é um exemplo de país que aderiu ao conceito de Carteira Internacional de Habilitação em 1943.

Deixando a história de lado é importante ressaltar que essa habilitação internacional é o documento mais seguro para se ter e poder guiar veículos em outros países. Um detalhe importante é que essa carteira é emitida de forma específica para algumas regiões, ou seja, pode ser específica para América do Norte ou Europa.

Outro ponto importante sobre essa habilitação é que você só deve solicitá-la se for permanecer mais de 70 dias no exterior. Veja abaixo uma lista com os documentos necessários para realizar o seu pedido pela Carteira Internacional de Habilitação:

  • Cópia autenticada do RG
  • Cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação (deve estar dentro do prazo de validade)
  • 02 fotos 3x4 sem data e coloridas.
  • Comprovante de endereço residencial atualizado no Brasil

Atenção, pois as cópias dos documentos devem ser autenticadas num Cartório ou mesmo no Consulado/Embaixada Brasileira. Não esqueça de informar um telefone de contato seu no país para o qual está viajando.

Atenção a Carteira Internacional de Habilitação é emitida para permitir a condução de todos os tipos de veículos para os quais você possui habilitação nacional, inclusive motocicletas.

O prazo para que a emissão da habilitação seja realizada varia de 1 a 5 dias, isso depende do local em que foi feita a solicitação.

Quanto ao prazo de validade da Carteira Internacional de Habilitação corresponde a um ano, porém, se a CNH tiver menos de um ano de prazo para expirar a sua versão internacional acompanhará o mesmo prazo.

Fique atento, pois essa habilitação internacional não é renovável, ou seja, depois de vencer será necessário tirar outra.

Consulta Multa

Informações, artigos e dicas sobre consultar multas online!
Todos os direitos reservados, é vedada a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.